Título 24ª Feira de Cerâmica movimenta a capital mineira
Matéria

Belo Horizonte/MG - A tradicional Feira de Cerâmica, que está em sua 24ª edição, acontece entre os dias 02 e 04 de dezembro, pela primeira vez no auditório da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Consolidada como o principal evento do gênero no Estado, a exposição contará com trabalhos de 90 ceramistas, em sua maioria presentes na feira desde 1999. O evento se diferencia pelo enorme número de participantes. Serão expostas peças exclusivas, entre itens para decoração, utilidades domésticas, esculturas e bijuterias. Esta edição trará como novidades palestras, a cerâmica na China Contemporânea, esmaltes tradicionais orientais com Sebastião Pimenta, entre outros.

"O objetivo da feira é apresentar ao público o processo de trabalho dos artistas, desde a criação até a venda. Além disso, queremos promover a valorização das peças produzidas à mão, desmistificando a 'era' do consumo de produtos industrializados e fabricados em série", afirma a curadora da feira e artista plástica, Erli Fantini.

Erli conta que a ideia da realização da exposição veio após a descoberta da grande quantidade de ceramistas existentes na capital e no interior mineiro e da constatação da beleza de suas peças. Começava aí, em dezembro de 1999, uma história de tradição e de magia. "A mostra é uma oportunidade para a população mineira conhecer e valorizar os belos trabalhos e as habilidades manuais dos artistas locais. O encontro também possibilita o intercâmbio de informações entre os ceramistas", completa Rebecca Corradi, ceramista e coordenadora da Feira de Cerâmica Artística.

A feira acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e dezembro, e tem como critério de participação a exclusividade das peças. "Os itens expostos são únicos, característica que confere a eles um valor incomparável", destaca Erli. A mostra tem entrada gratuita e já faz parte do calendário de eventos da Belotur.

24ª Feira de Cerâmica, de 02, 03 e 04 de dezembro, sexta e sábado de 10h às 20h e domingo de 10h às 18h,no Auditório da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras Entrada franca. Mais informações através do site www.feiraceramica.com.br, pelo telefone (31) 3581-7406.

Fonte: Portal Fator

Data 13/11/2011
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.