História da Arte |
Estética relacional
Teoria elaborada na década de 1990 pelo crítico e curador francês Nicolas Bourriaud, a estética relacional pode ser definida como plataforma estética e método crítico com base na detecção de certa sensibilidade compartilhada por alguns artistas contemporâneos, com os quais o crítico se identifica. O foco desse movimento está predominantemente na preocupação com as relações humanas na arte, do artista com seu entorno e com seu público. Na arte relacional, as experiências e repertórios individuais estão a serviço da construção de significados coletivos, o que faz com que a participação do público seja um fator-chave na ativação ou efetivação de tais propostas. Valorizam-se as relações que os trabalhos estabelecem em seu processo de realização e de exibição, com o envolvimento de artistas e do público. O projeto curatorial de Lisette Lagnado para a 27ª Bienal de São Paulo, Como Viver Junto (2006), é emblemático dessa linha de pensamento.
Alguns artistas associados a práticas em estética relacional: Liam Gillick, Santiago Sierra e Rirkrit Tiravanija.
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