História da Arte |
A região de Sarouck fica localizada no Irã central.
Sua base vertical é de algodão, sua lã de ótima qualidade, suas laçadas firmes e compactas. É extremamente durável, apresentando de 240 a 480 nós por dm².
O desenho típico do Sarouck é caracterizado por ramos isolados de flores bem coloridos, com ou sem medalhão, sobre um fundo vermelho ou azul; podem ser encontrados também no padrão Herati ou Mir-i-Boteh.
O beiral principal é ladeado por outro beiral com gavinhas, flores e desenho Herat
Quando falamos de tapetes orientais, sempre lembramos do tapete pérsa, mais o que é o tapete pérsa?
O verdadeiro tapete pérsa é aquele produzido no irãn, antiga pérsia.
É o maior produtor de tapetes do oriente.
A maioria das cidades iranianas estao ligadas direta ou indiretamente na confecção de tapetes orientais, tanto é que, os tapetes recebem os nomes de suas proprias cidades onde foram tecidos.
E na pequena vila saruk, sitiuada na antiga sultanabade, que hoje é a cidade de arak no irãn, produz um dos tapetes persas mais valiosos e bonitos do oriente, que é o tapete saruk.
O desenho tradicional dos tapetes dessa região são os florais, com medalhão e bordas trabalhadas.
Suas cores são bem fortes e marcantes como o vermelho, vinho, preto, com detalhes em marfim.
A produção dos tapetes com desenhos florais é mais difícil de ser executada. Exige mais técnica para a confecção dos detalhes. O tapete é desenhado por um artista em papel milimétrico que é seguido pelo artesão.
Se os tapetes florais não forem executados com "perfeição" eles perdem a sua beleza.
O tapete saruk também é conhecido como lílian arak, porque ele foi desenvolvido para satisfazer o mercado americano, com cores mais claras, pois tradicionalmente o tapete saruk tinha nas suas características cores fortes e marcantes.
Essas cores foram desenvolvidas de uma forma atípica e para conseguir uma tonalidade mais clara possível, o cor de rosa salmom, foi obtido da mistura do yorgut ou do leite qualhado misturados nas tintas já existentes.
Os desenhos do sarouk lílian arak consiste em ramos isolados de flores ricamente coloridas, com ou sem medalhão central.
Emprega o rosa avermelhado com azul, e um rosa mais claro contornando os desenhos, ou ainda, em menor escala, tons pastel, geralmente azul claro, verde limão ou azul turqueza.
Os tapetes saruk são uma verdadeira obra de arte são meses ou anos de trabalho diário.
Um mestre tecelão consegue tecer entre 8.000 e 12.000 nós por dia, numa jornada de trabalho de 8 horas.
Um tapete finalmente tecido, de alta qualidade possue um média de 600.000 nós por metro quadrado. Fazendo um calculo , ele levaria 60 dias para tecer um metro quadrado de um só tapete.
Ou seja, um tapete de 6 metros quadrados demoraria 1 ano para ser tecido.
É uma verdadeira obra de arte.
Os tapetes saruk pertencem ao grupo dos melhores tapetes persas de lã. Sua flor fina e brilhante é fácil de ser reconhecida. As suas flores são firmes como uma escova
|