História da Arte |
A história da ROYAL DOULTON começou em 1815 quando o seu fundador John Doulton se instalou em Londres. As suas actividades desenvolveram-se rapidamente, e a companhia adquiriu em pouco tempo renome mundial. Em 1867 ganhou dois importantes prémios na Exposição de Paris.
A Rainha Vitória encomendou-lhe os seus serviços de mesa para o Castelo de Windsor e assim a família real e a aristocracia inglesa converteram-se em grandes admiradores de John Doulton, e depois do seu filho Henry Doulton. Este último foi nomeado cavaleiro pela Rainha Vitória, sendo o primeiro representante da indústria cerâmica a receber esta distinção.
Em 1901, o Rei Eduardo VII concedeu à companhia o selo real e o privilégio de utilizar a palavra "Royal" no seu nome.
Hoje, ROYAL DOULTON é sinónimo de capacidade tecnológica e artística sem igual. O símbolo do leão e da coroa que se encontram na base de cada peça fabricada pela ROYAL DOULTON é conhecido em todo o mundo como um símbolo da mais alta qualidade e de uma prestigiada tradição.
A porcelana de osso ("bone china") fabricou-se pela primeira vez em Inglaterra nos princípios do século XIX. O nome deve-se à adição na mistura de argila, de pó de osso, substância que provoca uma brancura incomparável, dando um aspecto brilhante à decoração e ressaltando o aspecto dos alimentos de forma única. A transparência de "bone china" cria um jogo subtil de luz, e proporciona uma paleta de cores mais ricas, delicadas e ao mesmo tempo mais vivas que nos outros tipos de porcelana.
A sua delicadeza e aparência frágil mascaram uma solidez e resistência sem igual. O acabamento das peças e a qualidade de aplicação do vidrado são inconfundíveis e apreciáveis através do tacto. Muitos modelos têm um "filet" de ouro de 24 quilates.
Alguns dos modelos são "fine bone china marfim" (porcelana de osso marfim). A cor marfim que caracteriza estes modelos obtêm-se adicionando uma substância inorgânica às matérias-primas. O resultado é uma cálida cor marfim uniforme em todas as peças.
A porcelana inglesa "fine bone china" equivale a uma qualidade superior baseada na aliança das tradições artesanais com a tecnologia moderna.
Hoje, a automatização assegura a regularização das formas, mas a decoração à mão de cada peça requer todas as técnicas tradicionais de artistas de muito talento e anos de experiência.
É o respeito pela tradição que permite que a marca ROYAL DOULTON seja apreciada não somente pela aristocracia inglesa, mas também pelos apreciadores de estilo inglês de todo o Mundo.
CUIDADO E TRATAMENTO
Proteja o seu serviço de mesa: escolheu um serviço de mesa de grande beleza que, com um mínimo de cuidado, durará toda a vida.
O seu serviço de mesa pode ser lavado na máquina de lavar louça a uma temperatura máxima de 60ºC com a condição de utilizar um detergente recomendado pela ROYAL DOULTON.
Na lavagem à mão evite utilizar produtos abrasivos.
Os modelos que não têm "filet" ouro ou platina podem ser utilizados no micro-ondas.
ROYAL DOULTON recomenda o uso dos seguintes detergentes aprovados pela companhia: Calgonit Gel, Calgonit Pó, Sun líquido, Fairy Ultrapó.
|