Título Pontilhismo
História da Arte O pontilhismo é uma técnica de pintura em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem). Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justaspostas e não entremescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas. A técnica de utilização de ponto coloridos justapostos também pode ser considerada o ponto máximo do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza. Georges Seurat (1859-1891), é aquele que se pode considerar o iniciador da corrente artística divisionismo. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo. No Brasil, diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930), empregaram procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa, Guttmann Bicho, ente outros. O painel central do teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um exemplo de pintura decorativista onde Eliseu Visconti empregou vários estilos e procedimentos artísticos, inclusive o pontilhismo. Fonte : Wikipédia ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O Pontilhismo é uma técnica de pintura saída do movimento impressionista do século dezanove. Consiste em pintar o que é observado aplicando pequenos pontos ou pequenas manchas de cor separadas, e muitas vezes só de cores primárias. A uma certa distância deixamos de ver os pontinhos e passamos a ver manchas de cor e as formas que elas compõem. Quando se trabalha a preto e branco, as manchas de pontos representam áreas de claro/escuro. As zonas de luz assinalam-se com pontos mais dispersos e as de sombra com pontos mais concentrados. Estas diferenças de claro/escuro produzem a sensação de volume ou de profundidade. Esta técnica nasceu em França, muito pelas mão de pintores como Georges Seurat (1859 - 1891) e de Paul Signac (1863 - 1935). Fonte : Studio 124

Paul Signac Georges Seurat

Data 23/07/2007
Fonte Diversas

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