História da Arte |
re-se ao movimento artístico de vanguarda capitaneado pela figura de Piet Mondrian, relacionado à arte abstrata. O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).
A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento (notadamente Mondrian e Theo von Doesburg) usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado menos saturado (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).
Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulação do que hoje se conhece por design. Apesar de afastados da Bauhaus devido a questões pontuais, ambos os movimentos fazem parte de um mesmo universo cultural.
Além de Mondrian e Doesburg, o terceiro expoente mais famoso do Neoplasticismo foi o arquiteto Gerrit Rietvield. Em geral, são considerados artistas neoplásticos os seguintes:
* Piet Mondrian (1872 - 1944)
* Theo van Doesburg (1883 - 1931)
* Ilya Bolotowsky (1907 - 1981)
* Marlow Moss (1890 - 1958)
* Amédée Ozenfant (1886 - 1966)
* Max Bill (1908 - 1994)
* Jean Gorin (1899 - 1981)
* Burgoyne Diller (1906 - 1965)
* Georges Vantongerloo (1886 - 1965
Piet Mondrian
(1872 - 1944)
Pieter Cornelis Mondrian, nasceu em Amersfoort na Holanda e embarcou na carreira artística apesar de todas as objecções da sua família. Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdão de 1892 a 1895 e depois começou a pintar. Os primeiros trabalhos de Mondrian, na sua grande maioria, eram pinturas de calmas paisagens em tons de suaves cinzentos, cor de malva e verdes escuros. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstracto.
Mudou-se para Paris em 1912, e é então que Mondrian toma contacto com pintores cubistas, rendendo-se às suas ideias e mudando progressivamente de seminaturalista para a crescente abstracção. Mondrian encontrou novos caminhos! Durante a primeira guerra mundial, Piet pinta na Holanda, e ajuda a fundar uma revista de artes "De Stijl", que influenciou a pintura, o design e a arquitectura europeia.
O princípio do século XX ficou marcado pela tentativa de representar a realidade das maneiras mais abstractas, onde a pintura é um exemplo por excelência desse novo olhar. O pintor holandês levou a abstracção até ao máximo dos seus limites.
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