Wolfgang Tillmans

Ver todas as obras de Wolfgang Tillmans

Artista Wolfgang Tillmans
Biografia Nascido em Remscheid, o artista se tornou internacionalmente conhecido quando, em 2000, ganhou o renomado Prêmio Turner, da londrina Tate Britain, na condição de primeiro fotógrafo e também primeiro artista não britânico a receber a premiação.
Como de praxe, o prêmio desencadeou daquela vez também uma polêmica. Tillmans, na época com 32 anos, afixou suas fotografias de maneira não ortodoxa diretamente nas paredes do museu, do chão ao teto, em uma espécie de colagem que abarcava o espaço inteiro da exposição. Entre as imagens, retratos de amigos, fotos nada espetaculares de espaços internos, uma paisagem gigantesca de nuvens com cores arrebatadoras ou closes de pele e cabelo, fotografados no metrô de Londres. Imagens da cena clubber e musical, êxtases e o que vem depois da festa.

Momentos registrados, mas também encenados por alguém que fez parte da cena, essas fotografias refletem o espírito da geração do anos 1990, sob uma perspectiva insólita e com uma estética retórica, que inclui entre outros o erotismo homossexual. Um aspecto que serviu de provocação e logo se tornaria marca registrada.
Wolfgang Tillmans, que entre 1990 e 1992 estudou no Bournemouth & Poole College of Art and Design, vivendo entre Nova York, Berlim e Londres, tornou-se conhecido através de seu trabalho para revistas como Spex ou i-D . Recentemente, foram publicadas suas fotografias de uma Lady Gaga sem maquiagem: Tillmans registrou a cantora pop em uma seção no Museu Lehmbruck, em Duisburg.
Fonte http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/bku/pt89517

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.