Biografia |
Nasci na cidade de Florianópolis e meu primeiro contato real com arte aconteceu durante as aulas de ciências e biologia na escola. No colégio os meus cadernos de biologia e ciências eram todos muito ilustrados com desenhos feitos por mim a partir dos conteúdos que eu via em sala de aula. Foi então que o professor de ciências percebeu o meu interesse e me convidou para ajudá-lo nas aulas de laboratório, onde eu acompanhava o processo de dissecação de animais e depois desenhava a anatomia interna dos bichos. Foi esse professor que me apresentou o trabalho de Leonardo da Vinci e me fez entender pela primeira vez o desenho como manifestação artística.
Aos 17 anos me mudei para Porto Alegre, e iniciei a faculdade de arquitetura. Em 1989 fiz a minha primeira viagem de estudos a Europa. Na época o meu interesse era em conhecer e investigar o trabalho dos artistas viajantes. À medida que o tempo passou minha carreira de artista foi se consolidando e eu continuei aperfeiçoando a minha técnica combinando desenho e pintura. . Em 1999 fui conhecer a Floresta Amazônica no intuito de desenvolver um estudo aprofundado de sua fauna e flora.
No momento que voltei ao meu estúdio, comecei a questionar as minhas impressões sobre a natureza, a evolução e a ciência. Foi então que surgiu a série de trabalhos intitulada Catalogações/Coleções, na qual eu criei pequenas pinturas de insetos imaginados por mim em sua morfologia, anatomia e nomenclatura. Também usei alfinetes de verdade fixando as espécies nas telas, que foi exposta em um móvel entomológico feito de acordo com a tradição dos Museus de História Natural.
Após este projeto, voltei a pensar em minhas experiências anteriores no laboratório de ciências da escola - aqueles templos de silêncio e morte. Me alimentando dessas memórias e estudando os postulados da Teoria Evolucionista criei os Dioramas Cartesianos, "grandes telas com múltiplos animais ambientados em uma natureza quase etérea, mas com espaços individualizados, onde cada um ganha destaque próprio." Mais uma vez presente a citação aos museus de história natural onde os Dioramas continham animais empalhados dispostos em um cenário que imitava seu habitat e compunha um recorte de sua existência no mundo.
"No entanto, quando nos postamos frente a essas imagens meticulosamente pintadas, vamos percebendo aos poucos que ali não se trata exatamente de representações naturalistas de animais que povoam o cotidiano das matas do país. Na seqüência percebemos também que , de fato, a verdade supostamente inerente à estética naturalista não passa de um mito passível de ser questionado por um talento mais perverso.
Como se tivesse deixado se impregnar pelo espírito de um artista viajante europeu ou americano do século XIX - tornando completamente louco frente à exuberância e ao esplendor da natureza brasileira - , Walmor B. Corrêa pinta seres totalmente improváveis , muito embora possuam uma familiaridade tornada horripilante.
Híbridos de mamíferos e insetos, pássaros e peixes, mamíferos e aves , mamíferos e peixes, esses seres criados por Walmor B. Corrêa falam de um mundo fantástico, representam a taxidermia de uma fauna fantástica que perturbam nossa percepção , sobretudo pelo fato de que , na atualidade, eles não se apresentarem mais como meras alucinações artísticas , mas como possibilidades científicas..."
Em 2002 fiz uma nova viagem a Fernando de Noronha, ilha no Nordeste Brasileiro com uma das maiores reservas ecológicas do país. Durante a viagem pude observar diversas espécies marinhas, pássaros e também répteis que passei a combinar e descrever de maneira separada. Os dioramas tiveram os seus habitantes separados em espécies individuais descritas em termos de estrutura interna, hábitos, habitat e outras características que pudessem descrever sua existência híbrida como cientificamente plausível.
Posteriormente a série de Apêndices originou a série dos Esqueletos, onde eu revelo a estrutura óssea das espécies descritas nos Apêndices. Os grandes esqueletos monocromáticos onde " a intenção quase obsessiva de catalogação parece chegar a seu extremo, nomeando todos os ossos de forma didática. É como se intencionasse despi-los de qualquer elemento complementar de encantamento. Agora é o esqueleto em sua essência, pureza, força, crueza lembrando um designo de morte, ou os restos de uma vida inexistente, mas sem morbidez. Porém, permanece ainda a mesma intenção do olhar clinico, sem emotividade, mas que continua envolvente."
Em 2004 mostrei as 16 telas da série Catalogações/Esqueletos na 26ª Bienal de São Paulo. No momento estou finalizando o projeto Unheimlich (Freud)- o que é estranho, não familiar, rude; comecei com a pesquisa de livros escritos por folcloristas brasileiros a partir dos quais escolhi mitos populares para representar em termos fisiológicos e anatômicos.Decidi retirar essas espécies do imaginário popular brasileiros e trazê-las à luz da ciência.
Principais Exposições Individuais
2010 O ofício do artifício
CCBB - Galeria Picolla , Brasília / DF- Brasil
2010 Você que faz Versos
Laura Marsiaj Arte Contemporânea , Rio de Janeiro / RJ- Brasil
2010 Você que faz Versos
Instituto Goethe, Porto Alegre / RS - Brasil
2009 Teleplastias
Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC - Brasil
2008 Memento Mori
Laura Marsiaj Arte Contemporânea, Rio de Janeiro/RJ - Brasil
2007 Memento Mori
Instituto Goethe de Porto Alegre, Porto Alegre/RS - Brasil
2004 Centro Universitário Mariantônia - USP, São Paulo/SP - Brasil
2003 Natureza Perversa
Margs - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Salas
Negras, Porto Alegre/RS - Brasil
Principais Exposições Coletivas
2011 Exposição Arte e Natureza
Goethe Institut - São Paulo/SP - Brasil
2011 Gigante por la Propria Naturaleza
IVAM - Instituto Valenciano de Arte Moderno - Valencia/Espanha
2011 Do Atelier ao cubo Branco
MARGS - Porto Alegre / RS - Brasil
2010 Converging Trajectories: Crossing Borders, Building, Bridges
Phoenix/Arizona - USA
2009 Biblioteca dos Enganos
7ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre / RS - Brasil
2009 Dentro do traço, mesmo
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre/RS - Brasil
2009 Des-retratos
Fundação Hassis - Sala "Vento Sul", Itaguaçu/SC - Brasil
2009 Os Trópicos. Visões a partir do centro do globo
Uma seleção da mostra na Iziko South African National Gallery, Cidade do Cabo - África
2008 Projeto Arte Pará
Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém/PA - Brasil
2008 Die Tropen
Museu Martin Gropius-Bau, Berlim - Alemanha
2008 Arte pela Amazônia - Arte e Atitude
Fundação Bienal São Paulo, São Paulo/SP - Brasil
2008 Os Trópicos - Visões a partir do centro do globo.
CCBB, Rio de Janeiro/RJ - Brasil
2007 Os Trópicos - Visões a partir do centro do globo.
CCBB, Brasilia/DF - Brasil
2007 A Margem do Real
Galeria Zouk, Porto Alegre/RS - Brasil
2006 Cryptozoology
H&R Block Artspace, Kansas City Art Institute Kansas City/MO, USA
2006 Cryptozoology (27 de junho a 7 de Outubro)
Bates College Museum of Art, Lewiston/Maine , USA
2006 Entorno de Operações Mentais
Museu de Arte Sacra, Belém/PA - Brasil
2005 Panorama da Arte Brasileira 2005
MAM - Museu de Arte Moderna, São Paulo/SP - Brasil
2005 El diablo no es tan feo como lo pintan
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires - Argentina
2005 Contrabandistas de Imagenes
Museu de Arte Contemporânea, Santiago - Chile
2005 The Brazilian Expedition of Thomas Ender Reconsidered
Academia de Belas Artes, Viena - Austria
2004 XXVI Bienal Internacional de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo/SP - Brasil
2004 Exposição Estratégias Barrocas - Arte Contemporáneo Brasileño
Centro Cultural Metropolitano de Quito, Quito - Equator
2002 Apropriações/Coleções
Santander Cultural, Porto Alegre/RS - Brasil
1999 Arte no Mercosul
Punta del Este, Uruguai
1998 Panorama de Arte Contemporânea Brasileira
Berlin - Alemanha
1997 Zanchi Kunstgalerie, Aalst - Bélgica
1996 CIC/ Centro Integrado de Cultura, Florianópolis/SC - Brasil
1994 Galeria de Arte Detursa, Madrid - Espanha
1993 Museu de Arte Brasileira Fundação Armando Alvarez Penteado - SEBRAE, Brasília/DF - Brasil
1993 Cinema e Pintura
Museu da Reitoria da Universidade Federal do RS, Porto Alegre/RS - Brasil
1991 Gravura
Instituto Estadual de Artes Visuais, Porto Alegre/RS - Brasil
1986 FUNDARTE, Montenegro/RS - Brasil
Residência Artística
2008 Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre/RS - Brasil
2008 Fundação Can Xalant, Barcelona - Espanha
2007 Fundação Sacatar, Ilha de Itaparica/BA - Brasil
Prêmios
2008 Prêmio Açorianos - Destaque em Escultura
Pela exposição Memento Mori, no Instituto Goethe, Porto Alegre/RS - Brasil
2008 Prêmio Açorianos - Artista Destaque Especial do Ano 2007
Pela exposição Memento Mori, no Instituto Goethe, Porto Alegre/RS - Brasil
Palestras em Instituições Culturais e de Ensino
2011 III Seminário Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e...
UNICAMP - São Paulo/SP - Brasil
2011 Seminário Arte e Natureza
Goethe Institut - São Paulo/SP - Brasil
2010 Ciência / Arte
Caxambu - RJ
2010 Invisibilidades III
Itaú Cultural - São Paulo
2010 On the Edge of the World
British Council - Edimburgo
2010 I Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica
Unicamp - São Paulo
2010 Arte e Ciência: diálogos
UERJ - Rio de Janeiro
2009 Teleplastias
Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC - Brasil
2009 La Machinerie De Lart
Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre
2009 Ciência / Arte
CEART - Universidade do Estado de Santa Catarina
2009 Programa de Seminários do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
e Programa Avançado de Neurociências
UFRJ - Rio de Janeiro
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