Ver todas as obras de Tomoo Handa - Tomo Handa

Artista Tomoo Handa - Tomo Handa
Biografia Handa, Tomoo (1906 - 1996)



Biografia

Tomoo Handa (Utsunomiya, Japão 1906 - s.l. 1996). Pintor e professor. Imigra com a família para o interior do Estado de São Paulo em 1917. Três anos depois, transfere-se para a capital, onde cursa a Escola de Belas Artes de 1932 a 1935, e recebe orientação de Paulo Vergueiro Lopes de Leão (1889-1964). Funda com outros artistas, em 1935, o Grupo Seibi e, um ano depois, realiza sua primeira mostra individual no Nippon Club. Integra o Grupo 15, entre 1948 e 1949, e o Grupo Guanabara, de 1950 a 1959. É um dos realizadores do 1º Salão de Arte da Colônia Japonesa em São Paulo, em 1952. Após sua morte, é realizada a exposição Retrospectiva de Tomoo Handa, no Museu de Arte Nipo-Brasileira, São Paulo, em 1997.



Atualizado em 04/08/2005
fonte : Itaú Cultural


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tomo Handa (1906 - 1996)

Nasceu em Utsunomiya, Japão.

Em 1917 imigrou, com a família, para o interior de São Paulo. Três anos depois, transferiu-se para a capital, onde de 1932 a 1935 cursou a Escola de Belas Artes.

Em 1935 fundou, com outros artistas, o Grupo Seibi Um ano depois, realizou sua primeira mostra Individual no Nippon Club. Integrou o Grupo 15 entre 1948 e 1949, e o Grupo Guanabara, de 1950 a 1959. Foi um dos realizadores do Primeiro Salão de Arte da Colônia Japonesa em São Paulo, em 1952.

A produção é totalmente artesanal - do preparo do barro à produção do esmalte. Até mesmo os fornos são construídos por Akinori. "Meu pai é um grande construtor de fornos, todos que temos aqui foi ele que fez. Mesmo no Japão, é difícil encontrar artesãos que construam seu próprio forno", diz Selene.

Pouco comum no Brasil, a cerâmica de alta temperatura é feita a 1.280 ºC. Embora a técnica seja originária do Japão, a matéria prima utilizada pela família Nakatani é nacional, o que confere peculiaridade ao trabalho. "Não seguimos a técnica pela cópia - nós a utilizamos para criar peças que são brasileiras. As cores e a própria cerâmica são diferentes das utilizadas no Japão", salienta.


Fonte fonte fmo.org/Itaú Cultural

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.