Biografia |
Milliet, Sérgio (1898 - 1966)
São Paulo/SP, Brasil, 20/09/1898
São Paulo/SP, Brasil, 1966
Pintor, desenhista e crítico de arte. Assina SÉRGIO e S.M..
Biografia
Sérgio Milliet da Costa e Silva (São Paulo SP 1898 - idem 1966). Escritor, crítico de arte, sociólogo, professor, tradutor, pintor. Faz os estudos primários e secundários em São Paulo. Em 1912, vai para a Suíça. Em Genebra, inicia o curso de ciências econômicas e sociais, completando-o em Berna. Em 1916 torna-se colaborador da revista Le Carmel. Publica seus primeiros livros de poesia, Par le Sentir, em 1917, e Le Départ Sur la Pluie, em 1919. Retorna ao Brasil em fins de 1920. Participa da Semana de 22 em São Paulo, adere à plataforma modernista e torna-se defensor e incentivador das novas idéias sobre arte e literatura divulgadas pelo grupo. Volta à Europa em 1923 e fixa-se em Paris, de onde acompanha o desenvolvimento das novas teorias a respeito da arte. Colabora nas revistas brasileiras Klaxon, Terra Roxa, Ariel e Revista do Brasil, envia textos estrangeiros para publicação no Brasil e traduz poemas de modernistas brasileiros para a revista Lumière. Convive com escritores e artistas modernistas brasileiros até regressar definitivamente ao Brasil, em 1925. Nesse ano cria, com Oswald Andrade (1890 - 1954) e Afonso Schmidt (1890 - 1964), a revista Cultura. Em 1927, torna-se gerente do Diário Nacional, jornal paulista do Partido Democrático, fundado nesse ano. Em 1935, liga-se ao grupo de intelectuais formado por Paulo Duarte (1899 - 1984), Mário de Andrade (1893 - 1945), Rubem Borba de Morais, Tácito de Almeida, entre outros, que idealizam a criação do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, e é nomeado chefe da Divisão de Documentação Histórica e Social desse departamento.
De 1937 a 1944, atua como professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a que é ligado desde a fundação, tendo exercido o cargo de secretário de 1933 até 1935. Conhece o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908) e o auxilia a viabilizar sua expedição etnográfica. A partir de 1938, escreve regularmente artigos sobre arte e literatura para o jornal O Estado de S. Paulo, iniciando um período de intensa produção na área da crítica de arte. Publica Pintores e Pintura, 1940, O Sal da Heresia, 1941, Fora de Forma, 1942, e A Marginalidade da Pintura Moderna, 1942. Estreita sua convivência com pintores paulistas e começa a pintar. Entre 1941 e 1944, colabora para a revista Clima. Viaja para os Estados Unidos em 1943 e, ao retornar, publica A Pintura Norte-Americana. Assume a direção da Biblioteca Municipal de São Paulo e promove uma série de atividades culturais, como palestras e mesas-redondas, das quais participam Luís Martins (1907 - 1981), Lourival Gomes Machado, Osório César (1895 - 1980), Roger Bastide (1898 - 1974), Luis Saia (1911 - 1975), entre outros. Em 1944, publica Pintura Quase Sempre e o primeiro volume de Diário Crítico, antologia de dez volumes publicados até 1959. Na abertura do 1º Congresso Brasileiro de Escritores, em 1945, inaugura a Seção de Arte da Biblioteca Municipal, formando o primeiro acervo público de arte moderna brasileira, e nesse ano torna-se militante da Esquerda Democrática.
Um dos principais articuladores da formação do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, criado em 1948 e aberto ao público em 1949, é membro do seu conselho no setor de pintura e escultura. Participa das reuniões que preparam a volta do Partido Socialista, em 1947. É um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA, criada em 1949. Idealiza a exposição retrospectiva de Tarsila do Amaral (1886 - 1973) no MAM/SP, em 1950, para a qual redige o texto de apresentação do catálogo. Em 1952, publica Panorama da Poesia Brasileira. É diretor artístico do MAM/SP de 1952 a 1957 e diretor da 2ª, 3ª e 4ª Bienal Internacional de São Paulo, entre 1953 e 1958. Aposenta-se em 1959.
Em 1967 o MAM/SP organiza exposição retrospectiva de seu trabalho pictórico. Em 1981, inicia-se a reedição do Diário Crítico, cujo primeiro volume traz um célebre prefácio de Antonio Candido. Em comemoração do centenário de nascimento de Milliet, são promovidos eventos na Biblioteca Municipal de São Paulo Mário de Andrade, no Museu da Imagem e do Som - MIS/SP e na Universidade de São Paulo - USP, em 1998.
-Atualizado em 01/03/2006
Nascimento/Morte
1898 - São Paulo SP - 20 de setembro
1966 - São Paulo SP - 9 de novembro
Formação
ca.1915/1922 - Genebra (Suíça) - Forma-se em Ciências Econômicas e Sociais
Cronologia
Pintor, poeta, ensaísta, crítico literário e de arte
1912 - Genebra (Suíça) - Caxeiro de livraria, arquivista da Sociedade das Nações e professor de tango
1916/1922 - Genebra (Suíça) - Colaborador e diretor da revista Le Carmel, com Charles Baudouin, Charles Reber e Henri Mugnier
1917 - Genebra (Suiça) - Publica Par le Sentier, pela Ed. du Carmel
1922 - São Paulo SP - Liga-se ao Grupo dos Modernistas
1922 - São Paulo SP - Participa da Semana de Arte Moderna
1922/1966 - São Paulo SP - Publica artigos de literatura e crítica de arte em O Estado de S. Paulo e no Diário de Notícias
1923 - Paris (França) - Colaborador e tradutor de poemas dos modernistas brasileiros na revista Lumière
1923/1954 - São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ - Colaborador das revistas Klaxon, Terra Roxa, Ariel, Revista do Brasil, Estética, A Platéia, Clima, Planalto, Revista do Arquivo Municipal, Habitat, Quadrum e dos jornais O Tempo, A Manhã e Folha da Manhã. Criador da revista Cultura, com Oswald de Andrade e Afonso Schmidt. Diretor do Diário Nacional, órgão do Partido Democrático
1931/1946 - São Paulo SP - Bibliotecário da Faculdade de Direito. Secretário e tesoureiro da Escola de Sociologia e Política
1932 - São Paulo SP - Adesão ao Movimento Constitucionalista de São Paulo, realizando missões diplomáticas
1937 - Paris (França) - Menção honrosa pelo trabalho realizado na Divisão de Documentação Histórica e Social do Departamento de Cultura de São Paulo
1937/1944 - São Paulo SP - Professor da Escola de Sociologia e Política
1938/1945 - São Paulo SP - Dedica-se crítica de arte publicando os textos Ensaios (1938), Pintores e Pintura (1940), Diário Crítico (10 volumes, publicados de 1944 a 1959), O Sal da Heresia (1941), Fora de Forma (1942), A Marginalidade da Pintura Moderna (1942), A Pintura Norte-Americana (1943), Pintura Quase Sempre (1944) e Contribuição para um Estudo da Expressão Gráfica dos Quadros Religiosos na Renascença (1945)
1939 - São Paulo SP - É eleito membro da Academia Paulista de Letras, cadeira Nº 25, patrono Varnhagen Paulista
1939/1966 - São Paulo SP - Traduz obras de André Gide, Claude Dabbeville, Debret, François Sagan, Jean-Paul Sartre, Jean de Léry, Montaigne, Pascal, Rugendas e Simone de Beauvoir
1943 - São Paulo SP - Assume a Direção da Biblioteca Municipal de São Paulo
1945 - São Paulo SP - Começa a pintar e a fazer portraits - charges
1945 - São Paulo SP - Militante da Esquerda Democrática
1947 - São Paulo SP - Candidato a vereador pelo Partido Socialista
1949 - Paris (França) - É condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês
1952/1957 - São Paulo SP - Ocupa o cargo de diretor artístico do MAM/SP e primeiro presidente da Seção Brasileira da Associação Internacional de Críticos de Arte
1954 - Lausanne (Suiça) - Organizador da Catedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Lausanne
1962 - São Paulo SP - Nome da Sala de Arte da Biblioteca Municipal Mário de Andrade
1982 - São Paulo SP - Nome da biblioteca do Centro Cultural São Paulo - CCSP
Atualizado em 03/06/2005
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