Biografia |
Rauschenberg, Robert
Port Arthur, Texas, E.U.A., 1925
-
Um dos mais vitais entre os artistas contemporâneos, Rauschenberg tem simbolizado o novo nestas últimas décadas - por isso mesmo foi homenageado pela XXII Bienal de São Paulo, de 1994.
Participou da II Guerra Mundial no corpo hospitalar da Marinha, como técnico de neuro-psiquiatria, experiência que lhe valeu uma compreensão sobre quão pequena é a diferença entre a sanidade e a insanidade, bem como o quanto é essencial a combinação entre estes dois estados. Passou a dedicar-se à arte somente a partir de 1947. Entre seus estudos incluem-se uma estadia em Paris, na Academia Julian, e a marcante experiência junto ao Construtivista Josef Albers no Black Mountain College na Carolina do Norte e na Art Student League em Nova York - onde se fixou após 1950, integrando-se ao ritmo das atividades desta cidade, principal fonte de seu imaginário. Seu percurso artístico procede do Neodadaísmo e da Arte Pop dos quais foi fundador. Criador do termo combine painting, sua obra amplia-se em execuções com técnicas mistas, transconvencionais, da pintura ao silk-screen, da fotografia ao lito-offset, das 'assemblages' às caixas, de murais às performances, danças e instalações. A exuberância de sua criatividade está por sobre categorias e projetos formais, uma constante abertura de caminhos da Arte.
Não poderia, portanto, deixar de ser o fundador do Experiments in Art and Technology (EAT), uma organização criada para orientar artistas num complexo mundo de pesquisas técnicas, seja qualquer meio ou suporte que utilize. Acredita que a arte é o grande elemento de integração e harmonia entre os seres humanos das mais diversas culturas.
Daisy Peccinini
fonte : Mac/Sp
|