Biografia |
Peter Foldes (22 de agosto de 1924 em Budapeste , Hungria - 29 de março de 1977 em Paris ) foi um diretor e animador de nacionalidade britânica.
Nascido em Budapeste, Peter Foldes (1924-1977) foi um dos vários artistas húngaros (outro foi o compositor do filme Mátyás Seiber), que acabou trabalhando com seu compatriota John Halas nos filmes de animação depois de se mudar para a Grã-Bretanha em 1946. Depois Deixando Halas, Foldes fez uma série de filmes de animação em colaboração com sua esposa britânica Joan (1924), começando com o alegórico Genesis animado (1952), On Closer Inspection (1953) e A Short Vision (1956).
A Short Vision tornou-se um dos mais influentes filmes de animação britânicos já feitos, quando foi exibido na televisão dos EUA como parte do popular Ed Sullivan Show . Embora as crianças fossem aconselhadas a deixar a sala enquanto ela tocava, ainda causava indignação e alarme com sua representação gráfica dos horrores da guerra nuclear. No filme, as criaturas selvagens fogem em terror como um estranho míssil voa em cima. Ao passar pela cidade adormecida, os líderes e os sábios do mundo olham para cima. O míssil explode, destruindo seres humanos, criaturas selvagens e a própria Terra. Ele pegou o clima dos tempos, desde meados da década de 1950 foi o auge da Guerra Fria e paranóia nuclear.
Foldes mais tarde mudou-se para Paris, onde se tornou um pioneiro pioneiro em animação por computador. Foldes foi um dos primeiros animadores a usar o método Tweening . Na década de 1960, trabalhou para o Serviço de Pesquisa da ORTF . Ele é um dos pioneiros da animação por computador com seu filme Hunger , que recebeu o Prêmio do Júri na categoria "curta-metragem" no Festival de Cinema de Cannes , além de uma indicação ao Oscar.
|