Artista Mestre Manoel Graciano - Manuel Graciano
Biografia Mestre Manoel Graciano
Manoel Graciano Cardoso, o mestre Manoel Graciano, é um dos mais prestigiados escultores vivos do Estado do Ceará. Ele nasceu no dia 27 de julho de 1927 em Santana do Cariri-CE, mas foi criado em Juazeiro do Norte, onde vive até hoje. Autodidata, ele começou a trabalhar com madeira ainda na infância. Desde muito cedo aprendeu a lidar com ferramentas e materiais de fabricação de brinquedos e outros objetos de uso diário, como pilões e gamelas. O mestre Manoel Graciano é casado e tem três filhos, dentre eles Cícero e Francisco Graciano atualmente seguem os passos do pai. O Mestre era agricultor; influenciado pelo xilógrafo e cordelista Abraão Batista mudou da roça para a escultura.
No quintal de uma casa simples em Juazeiro do Norte, o mestre Manoel Graciano com sensibilidade e simplicidade esculpe animais e figuras humanas em troncos de madeira que ganham ares surrealistas. As esculturas do mestre Graciano são feitas em imburana de cambão ou em aroeira e são caracterizadas por apresentar uma mistura de referências locais com o imaginário idealizado por ele. Para pintura de suas peças, o mestre prepara suas tintas em anilina misturada com breu e álcool.
Manoel Graciano participou de inúmeras exposições pelo Brasil e no exterior, dentre elas a exposição Brésil, Art Popularies (Paris, França) e a Mostra do Redescobrimento (São Paulo, SP). Suas obras compõem importantes coleções públicas e particulares. Dentre os museus que possuem em seu acervo obras do mestre Manoel Graciano temos o Museu de Arte Popular Edison Carneiro (Rio de Janeiro, RJ) e o Centro Cultural de São Francisco (João Pessoa, PB).


fonte : http://artepopularbrasil.blogspot.com/2011/01/mestre-manoel-graciano.html em nov/2011
Fonte cda
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.