Biografia |
Marysia Portinari iniciou sua carreira nos anos cinqüenta, ainda estudante de ginásio, pelas mãos de seu tio Candido Portinari, tendo sido uma de suas raras alunas e discípula, ficando sob sua tutela até o ano de 1962, quando Portinari morreu.
A partir desta sua formação sólida, Marysia continuou sua carreira de
pintora, desenhista e gravurista.
Sua carreira, contínua e de uma vasta produção, suas inúmeras exposições no Brasil e Exterior, consolidam a importância inquestionável da sua obra, o que torna imprescindível a elaboração de referencial para o seu estudo ou para a apreciação de sua trajetória.
"A pintura está no sangue de Marysia, aquele sangue doado ao Brasil por seus avós maternos, seu Batista e dona Domingas, que já produziu um grande artista na pessoa de Candido Portinari."
"Marysia viveu em casa de Portinari nos últimos solitários e atormentados anos de existência do nosso pintor"
"Marysia é uma aurora e pinta com as cores da aurora. Oxalá quando seu talento alcançar a meridiana força, não se esqueça ela destas suas cores de agora, não se esqueça da frescura, ingenuidade, inocência e graça dos seus anjos e santas de hoje." - Manuel Bandeira, poeta.
"Nada se poderá falar de uma artista se ela não tiver uma boa escola aliada a seus dotes naturais. Sua escolaridade e criatividade são oriundas de seu tio, o grande Cândido Portinari, que nos anos 50, percebendo na sobrinha sua dedicação, convidou-a a morar com ele. Seguiu-se um convívio de muitos anos onde Marysia assimilou a disciplina de Candinho e a sapiência de sua paleta criadora. Portinari teve muitos alunos, entre eles Enrico Bianco e Mário Gruber, mas nenhum outro esteve por maior período e tão próximo de seus ensinamentos geniais. O resultado proveitoso desta jornada figura nesta mostra consciente de uma pintora amadurecida e de cromatismo invulgar, exibindo temas anteriores e novos, destacando-se natureza mortas, onde flores e frutas se envolvem em magníficos prenúncios hiper realistas.
Quero congratular-me com aqueles que disputarem suas telas, pois tenho certeza que Marysia figura hoje entre os artistas vivos mais importantes do país." Renot - Pintor e Galerista
|