Artista Manuel Galdino de Freitas - Mestre Galdino (1928-1996)
Biografia Manoel Galdino foi pedreiro até os 50 anos de idade.
Trabalhava em algumas obras do serviço público no Alto do Moura, distrito de Caruaru (Pernambuco).
Seu início na cerâmica foi seguindo a linha da cerâmica figurativa, produzida por artesãos da região, como Mestre Vitalino, Manoel Eudócio e Zé Caboclo.
Mas Manoel Galdino foi uma figura muito singular dentro dessa produção. Segundo Joel Galdino, seu filho, ele não conseguia ter idéias para suas cerâmicas. Repetia sempre modelos prontos, mas incomodava-se com essa situação.
Do barro veio a luz e dela a iluminação tão almejada para criar peças à semelhança de ninguém, foi esse o pedido que o artesão do barro e poeta fez a Deus, no começo dos anos setenta, quando largou de vez o serviço na Prefeitura de Caruaru - era pedreiro no Alto do Moura - para se dedicar à criação de esculturas em barro e à poesia.

Vaidoso, quando alguém indagava se havia aprendido o ofício com o Mestre Vitalino, ele respondia em versos: "Galdino é bonequeiro/e sou poeta também/tem boneco em minha casa/que bonequeiro não tem/na arte só devo a Deus/lição não devo a ninguém". Cuidadoso, depois de modelar as peças, deixava oito dias para secar. Após esse período, as peças iam para o forno (de tijolo, no fundo do quintal de sua casa) e passavam dez horas lá dentro. Finalmente, as peças ficavam mais quatro horas com o fogo apagado, "para desenfornar". Caso não seguisse todo esse ritual, dizia o mestre, "o bicho ficava encruado e feio".

Uma das mais famosas obras do Mestre Galdino, produzida no final da década de 1980, ocupava quase metade de sua mesa de trabalho. Era a história, em barro, de dois irmãos que resolveram casar e pagaram pelo pecado do incesto tendo 118 filhos deformados. Galdino trabalha na sua pequena casa, no Alto do Moura, com ajuda da mulher e dos cinco filhos. Antônio Galdino de Freitas, um dos filhos do mestre, é hoje outro famoso artista do Alto do Moura.
Fonte http://altodomoura.com

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.