Artista Lucia Helena Redig de Campos - Lucia Helena-Lucia Helena Fonseca
Biografia Lúcia Helena Redig de Campos - 05/10/1945

Natural de Pernambuco, iniciou na arte em 1964. Estudou na Escola de Belas Artes - UFPE (Curso Livre de Desenho 1 Curso de Gravura). Realizou exposições individuais em Galerias e Salões do país, entre elas: Galeria Oficina - Recife, PE, 1981/83/84; Estúdio A - Recife, PE, 1986/89; Galeria Ida e Anita - Curitiba, PR, 1989. Participou de inúmeras coletivas em Espaços Culturais do Brasil e do Exterior, destacando-se: Galeria Abelardo Rodrigues - Recife, PE, 1970/76/77; Galeria Estúdio A - Recife, PE, 1982/84/88/90/91/92; "Pintores de Pernambuco" - Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai, 1986; Galeria Borghese - R. de Janeiro, RJ, 1987; "Mulher na Arte Brasileira" - João Pessoa, PB, 1988; Glenn Galeria de Arte - Alphaville, São Paulo, SP 1993. Prêmio "Salão do Museu do Estado", 1964. "Lúcia Helena é uma artista que visualiza suas figuras e procura situá-las em seu próprio universo criando atualmente, mas que tem essência estética e poética das coisas (José de Souza Alencar).



fonte : Arte Maior

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


LÚCIA HELENA

DADOS BIOGRÁFICOS

Lúcia Helena Redig de Campos
Recife, PE, 05/10/1945
Assina: Lúcia Helena Pintora e Desenhista.

Aos 12 anos de idade já pintava. Autodidata, sua única experiência acadêmica data da década de 60, quando estudou desenho livre na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, obtendo poucos anos depois, menção honrosa no salão do Museu do Estado. Abandonou profissionalmente os pincéis quando casou, retomando definitivamente suas atividades em 1981, ano em que expôs na Galeria Officina. A seu respeito escreveu o cronista José de Souza Alencar.

"A melodia que Lúcia Helena executa em torno de cores que terminam por sugerir o que seria a variação sinfônica em torno de uma nota só. Até mesmo os florais têm reflexos de primavera, mas não se deixam contaminar pelo excesso de cor. E como acréscimo o lirismo, mais as pinceladas de nostalgia, um reflexo de camafeu e de figuras resgatadas em caixas de jóias colocadas sobre móveis antigos em salas imponderáveis. Tudo isso - mistério, cor, beleza, flores, figuras, pássaros, instrumentos - terminam por criar esse nivelador clima de encanto e beleza."

O artista e professor Reynaldo Fonseca registrou no convite da primeira individual da artista: "Desenhos acabados, expressivos, onde uma ligeira atmosfera dos primitivos americanos do século XIX, dão um encanto todo especial. O colorido discreto e Harmonioso, equilibra pequenas zonas mais fortes, reforçando o clima de mistério que esse desenho nos transmite. Lúcia Helena está desenvolvendo uma obra que a meu ver será cada vez melhor."

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

1981: GALERIA OFFICINA, RECIFE (PE)

1983: GALERIA OFFICINA, RECIFE (PE)

1984: GALERIA ESTÚDIO A, RECIFE (PE)

1989: GALERIA DE ARTE IDA E ANITA, "ESSAS MULHERES ETERNAS", CURITIBA (PR)

1990: GALERIA ESTÚDIO A, MÁSCARAS DA VIDA", RECIFE (PE)

2005: BANCO ITAÚ PERSONNALITÉ, RECIFE

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

1964: MEP, "XXIII SALÃO ANUAL DE PINTURA", PRÊMIO MENÇÃO HONROSA, RECIFE (PE)

1970: GALERIA ABELARDO RODRIGUES, "COLETIVA", RECIFE (PE)

1976: RODRIGUES GALERIA DE ARTES, "COLETIVA DE INAUGURAÇÃO", RECIFE (PE) GALERIA ABELARDO RODRIGUES, "COLETIVA", RECIFE (PE)

1977: RODRIGUES GALERIA DE ARTES, "ARTE BRASILEIRA NO NORDESTE
LEILÃO I", RECIFE (PE) GALERIA ABELARDO RODRIGUES, "COLETIVA", RECIFE(PE)

1982: GALERIA ESTÚDIO A, "MOSTRA COLETIVA", RECIFE (PE)

1986: EMBAIXADA DO BRASIL, "PINTORES PERNAMBUCANOS", ASSUNÇÃO (PARAGUAI)

1987: GALERIA BORGHESE, "LEILÃO", RIO DE JANEIRO (RJ) GALERIA ESTÚDI A, "MOSTRA COLETIVA", RECIFE (PE)

1988: ANTIQUÁRIO, "ABERTURA 1988", JOÃO PESSOA (PB) GALERIA ESTÚDIO A, "A MULHER NA ARTE BRASILEIRA", RECIFE (PE) GLENN GALERIA DE ARTE, ALPHA VILLE (SP)

1989: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, "MULHERES CONTEMPORÂNEAS",GOIANIA (GO)

1991: RODRIGUES GALERIA DE ARTE, "DESENHOS E GRAVURAS DE MESTRES E CONTEMPORÂNEOS", RECIFE (PE)
GALERIA ESTÚDIO A, "COLETIVA DE ANIVERSÁRIO", RECIFE (PE)

1997: ESPAÇO CULTURAL EL SOTANO, "ARTISTAS PERNAMBUCANOS", BUENOS AIRES (ARGENTINA)


fonte : Ranulpho





Fonte Arte Maior

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.