Artista Jose Antonio da Silva - José Antonio da Silva - Zé Caboclo
Biografia Em 1921, nasce José Antônio da Silva, no Alto do Moura, PE. Aprende a trabalhar o barro nas brincadeiras infantis, observando a mãe e uma irmã que se dedicavam ao artesanato utilitário. Casou-se com Celestina Rodrigues de Oliveira, com quem teve oito filhos, vindo a constituir uma verdadeira oficina de cerâmica familiar, que deu origem a uma produção rica e diversificada. Conhecido pelo apelido Zé Caboclo, tornou-se um dos mais conceituados artistas de Caruaru. Contribuiu de maneira decisiva, junto com Vitalino e Manuel Eudócio, seu cunhado, para marcar um estilo na arte dos bonecos de barro daquela região. Em parceria com esse último, inovou técnicas e formas, adotando o uso do arame na estrutura das esculturas e a feitura do olho em alto relevo, ao invés de fazê-los furadinhos. São de sua autoria as alegres moringas antropomorfas de grandes dimensões, como "Lampião e Maria Bonita", as esculturas da Virgem Maria e as impactantes figuras do Bumba-meu-boi e do Maracatu. Também criou temas originais, oferecendo uma leitura singela e irônica dos profissionais liberais: dentistas, advogados etc. Na pintura de suas obras, utiliza cores vibrantes e decoração floral. Seus filhos, Antônio, Zé Antônio, Paulo, Horácio, Marliete, Socorro, Carmélia e Helena são artistas reconhecidos. Faleceu precocemente, em 1973, vítima de esquistossomose.

Fonte : Museu Casa do Pontal





--------------------------------------------------------------------------------------------------

Zé Caboclo

Zé Caboclo - José Antonio da Silva (1921-1973), casado com Celestina Rodrigues de Oliveira
é conhecido como "o primeiro discípulo de Vitalino".
Filho de louçeira desde criança modelava brinquedos de barro. Foi o caminho
inicial para se tornar um dos mais conceituados "bonequeiros" de Alto do Moura.

Zé Caboclo trabalhava junto com seu cunhado Manuel Eudócio, irmão de sua mulher.
Há várias criações referentes ao cotidiano sertanejo atribuídas aos dois parceiros.
Uma delas é a representação do olho nas figuras através de um pequeno relevo
pintado de branco com um pontinho preto no meio.



Outras criações da dupla se refere a série "os profissionais" : dentistas, advogados, médicos, delegados, Juízes etc.

O artista criava também moringas e jarras antropomorfas, representações do Bumba-Meu-Boi, do Maracatu, santos católicos e outros temas.

Muitos de seus filhos e filhas e descendentes, continuam em atividade em Alto do Moura. Dentre eles sua filha Marliete Rodrigues da Silva, nascida em 1957, especialista em esculpir cenas típicas da região através de miniatutas.

Zé Caboclo têm peças no acervo de importantes museus e coleções particulares: Museu do Barro, também conhecido como Espaço Zé Caboclo em Caruaru-PE; Museu do Homem do Nordeste no Recife-PE; Museu Casa do Pontal no Rio de Janeiro-RJ ; Museu do Folclore Edison Carneiro no Rio de Janeiro-RJ e Museu da Chácara do Céu (Fundação Raymundo Castro Maya) no Rio de Janeiro


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte http://www.galeriaabaporu.com.b

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.