Biografia |
Jean Louis Demarne, nasceu em 1752 em Bruxelas, em 1764 mudou-se para Paris, onde estudou de 1769 a 1777 na Academia de Belas Artes sob orientação do mestre pintor G. Briard.
Visitou a Suíça e a familia Dauphiné em 1776, conheceu as obras de Taunay, e Karel Dujardin e a coleção de Randon Boisset, confirmando a partir daí sua inclinação para pintar cenas pitorescas e históricas. 


Expôs regularmente no Salão de Belas Artes entre 1789 e 1827. Suas obras, que incluem temáticas de aldeias foram profundamente influenciadas por mestres holandeses do século XVII, como Wouwermans, Potter, e Palamedesz Lingelbach.
Demarne, foi o primeiro artista contratado para retratar o encontro do Papa Pio VII com o Imperador Napoleão Bonaparte, a obra de 223 x 229 cm, batizada com o titulo "Napoléon et Pie VII à Fontainebleau" foi destinada ao Louvre, mas por ordem do imperador, foi transferida para o Chateau de Fontainebleau, uma das residências de Napoleão onde permanece até hoje.
Napoleão havia criado o hábito de usar artistas para promover sua imagem, quando, em 1796, foi a Milão pela primeira vez. A capital da Lombardia, com seus palácios abarrotados de obras de arte, deixou o general corso de boca aberta. Os artistas, a música e os grandes mestres passaram a exercer influência sobre ele. Foi assim que Bonaparte emendou uma série de obras a pintores e gravuristas. Não demorou muito para que Napoleão percebesse como a arte poderia ser utilizada para moldar sua imagem.
Em 1804, após um plebiscito, a nova monarquia francesa é aprovada e ratificada constitucionalmente, Napoleão queria ser coroado pelo Papa afim de dar um caráter divino à dignidade imperial. O papa chega a Fontainebleau em 25 de novembro de 1804. Napoleão vai ao seu encontro e três dias depois faz uma entrada triunfal em Paris.
Jean Louis também trabalhou como decorador para a fabrica de porcelanas da Real Manufatura de Sèvres no período de 1809 a 1813, criando, neste período, uma bela série pinturas com temas de paisagens, figuras e Napoleônicas.
Foi feito cavaleiro da Legião de Honra Francesa em 1828 e morreu em Batignolles, perto de Paris, em 24 de Janeiro de 1829. 



Jean Louis Demarne foi desenhista, gravurista, decorador, aquarelista e, sobretudo, um pintor altamente procurado por suas paisagens refinadas e altamente bem acabadas, retratando cenas de gênero, bem ao estilo dos pintores holandeses. Ao cair no gosto dos colecionadores de Paris sua obra espalhou pelo mundo.
São raríssimas obras de Demarne a venda em leilões, mas seus desenhos, gravuras, aquarelas, porcelanas decoradas e pinturas estão nos acervos dos principais museus do mundo: São Petersburgo, Prado, Louvre, dentre muitos outros. Resta frisar que as obras.
|