Ver todas as obras de Henrique Oliveira

Artista Henrique Oliveira
Biografia Seu trabalho pode ser "classificado" como abstrato, no entanto a intenção aqui não reivindica filiar-se aos questionamentos sobre naturalismo ou abstração, mas sim buscar o cerne de qualquer pintura, seja ela abstrata ou realista.

O artista elege o trabalho mecânico, a pincelada repetida, quase obsessiva produzindo o pedaço de uma trama que evoca as heranças desta técnica tradicional.

Deste trabalho que parece negar a composição faz-se notar uma postura crítica e questionadora sobre os caminhos da produção artística. As telas justapostas com pinceladas metódicas e emolduradas com um metal asséptico contestam a banalização e mercantilismo da produção artística atual.

Fonte : Spectrum

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Henrique Oliveira não se importa de ser chamado de "catador". Afinal, é das caçambas com sobras de madeiras usadas na construção civil que ele retira a matéria-prima de sua arte.
Entrevista com Henrique Oliveira - artista plástico -
"O interesse da reciclagem, nesse meu caso, é que exatamente por ser um material já usado, ele traz uma memória do que foi o seu uso anterior. Ele traz uma série de informações que tornam o trabalho mais especial em relação ao material tal como ele é industrializado, onde ele é todo homogêneo. Recolhendo o material da rua, você começa a perceber uma série de riquezas, de deiferentes nunces, de tonalidades de cores, que é onde o trabalho se aproxima da relação com a pintura."
E foi justamente a partir dessa relação com a pintura que, no final de 2003, Henrique passou a se interessar pelas particularidades da madeira reciclável. Henrique transformou tapumes, usados para esconder, em algo para ser visto e mostrado.
Entrevista com Henrique Oliveira - artista plástico -
"O resultado de todo esse trabalho do Henrique com material reciclável é uma
obra que, hoje, transita entre a pintura, a escultura e a instalação."


Fonte : TV Cultura


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------




Henrique Oliveira

Henrique Oliveira é artista plástico, mestrando em poéticas visuais pela ECA/USP, onde atualmente desenvolve, com o apoio da FAPESP, pesquisas de materiais ligados à pintura. Participou de mostra da FUNARTE em Paris no Ano do Brasil na França, do estúdio-residência Ateliê Amarelo em São Paulo e foi um dos ganhadores do prêmio Projéteis FUNARTE 2006. Tem realizado exposições pelo Brasil, como na Casa da Cultura da América Latina em Brasília, 5º Salão Nacional de Arte de Goiás, Visualidade Nascente - Centro Universitário Maria Antonia - São Paulo e 9ª Bienal de Artes Visuais de Santos, entre outras.

Fonte : Canal Contemporâneo
Fonte cda
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.