Eero Saarinen

Ver todas as obras de Eero Saarinen

Artista Eero Saarinen
Biografia O arquiteto e designer finlandês Eero Saarinen, filho do arquiteto Eliel Saarinen, nasceu em 1910. Em 1923, a família emigrou para os E.U.. Em 1929-1930 Eero Saarinen estudou escultura na Académie de la Grande Chaumière, antes de estudar arquitectura na Universidade de Yale em New Haven, até 1934. A bolsa de Yale habilitado Eero Saarinen para viajar à Europa novamente, mas voltou para os E.U. em 1936 para trabalhar na prática arquitetônica de seu pai. Eero Saarinen também assumiu o cargo de professor na Academia de Cranbrook em Bloomfield Hills, Michigan, de Eliel Saarinen, que tinha sido chefe desde que a Academia foi fundada em 1932.
Quando seu pai morreu em 1950, Eero Saarinen assumiu a sua prática, funcionando como Saarinen & Associates, em Birmingham, até 196. Em Cranbrook Academy, Eero Saarinen encontrou Charles Eames em 1930. Experiências com Charles Eames, Eero Saarinen co-desenvolveram formas móveis novos e os primeiros projetos para móveis de madeira laminada moldada. Em 1940, Saarinen e Eames participou na concepção orgânica "no Home Furnishings competição" montada pelo Museum of Modern Art, em Nova York.
Enquanto Charles Eames continuou a trabalhar em móveis em contraplacado moldado, Eero Saarinen depois escolheu outros materiais. Para Knoll International, Eero Saarinen desenhou um grande número de peças furniutre, incluindo o Grasshopper 1946-1947 "poltrona com braços dobrados de madeira laminada. Em 1947-1948 Eero Saarinen desenhou a "coleção Womb", que era suposto, como o nome sugere, para fazer os que estão sentados sobre ela se sentir tão seguro e acolhedor como um feto no útero. O "Pedestal Group", que data de 1955-56, é um Eero Saarinen coleção de cadeiras e mesas de plástico e com apenas uma perna central terminando organicamente em um disco redondo no chão. A "cadeira Tulip" também pertenciam a esse grupo, com Eero Saarinen, que queria abolir o labirinto "miserável de pernas".
Em 1951, ele projetou o "Saarinen Collection" para Knoll, consistindo de várias cadeiras de escritório, uma das primeiras linhas de mobiliário de escritório de designer.
obra-prima arquitetônica Eero Saarinen é a assinatura TWA-Terminal de JF Kennedy Airport em Nova York (1956-1952). Entre 1958 e 1963 Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, DC, desenhado por Eero Saarinen antes de sua morte, em 1961, estava em construção.
Fonte architect.com

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.