Biografia |
Behring, Edith
Rio de Janeiro-RJ, 1916
Rio de Janeiro-RJ, 1996
Edith Behring fez parte da primeira geração de mulheres dedicadas à gravura no Brasil, junto com Renina Katz e Fayga Ostrower. Behring aprofundou seus conhecimentos artísticos em cursos de desenho e pintura com Portinari e de xilografia com Axel Leskoshchek.
Em 1953, estudou gravura em metal com Johnny Friedlander, em Paris, com o apoio de uma bolsa de estudos do governo francês.
Em 1955, realizou sua primeira exposição individual. Em 1957, ao retornar ao Rio de Janeiro, lecionou no atelier de gravura do MAM RJ e mais tarde no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Participou de diversas Bienais no Brasil e no exterior, como a Bienal Internacional de São Paulo (1957 a 1967); a I Bienal de Gravura de Santiago do Chile (1963); a IV Bienal de Gravura de Tóquio (1964), entre outras. Em 1983, a Galeria BANERJ realizou uma retrospectiva de obras da artista.
Tanto sua pintura como sua gravura caracterizaram-se, a princípio, pela figuração voltando-se, posteriormente, para composições mais abstratas.
Vera Filinto/Mac
|