Biografia |
Claudia Jaguaribe
(1955, Rio de Janeiro, RJ)
É uma fotógrafa brasileira.
Formada em História da Arte pela Boston University, o trabalho de Claudia Jaguaribe se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias (fotografia, vídeo, internet) para lidar com a contemporaneidade.
Suas imagens refletem uma visão que combina subjetividade e a reflexão sobre o mundo contemporâneo.
Já expôs seus trabalhos no Kennedy Center - Washington, no MAM RJ/SP, Instituto Tomie Ohtake, e Paço das Artes, e participou de diversas feiras de arte, como a Arco - na Espanha, Miami Basel, nos EUA, e SP-Arte - São Paulo.
Seus videos já foram exibidos nos principais festivais nacionais e internacionais, como o Alucine - Toronto, Mostra Audiovisual Paulista, e Festival de Santiago Alvarez - Cuba.
fonte : Site SP arte 2010
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jaguaribe, Claudia (1955)
Biografia
Claudia Jaguaribe Gomes de Mattos (Rio de Janeiro RJ 1955). Fotógrafa. Forma-se em história da arte pela Boston University, Boston (Estados Unidos), em 1979. Entre 1979 e 1981, coordena os cursos de fotografia e artes plásticas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de 1981 a 1984, o setor de fotografia da Fundação Rio Arte e, entre 1984 e 1986, o setor de fotografia da Casa de Cultura Laura Alvim. Dedica-se à fotografia de moda e de publicidade, com trabalhos publicados nas revistas Moda Brasil, Criativa, Vogue, Casa Vogue, A&D, Veja, Exame, Playboy, Claudia Moda, Marie Claire e Estilo D, e nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, The Harvard Magazine, The Boston Phoenix e The Real Paper, entre outros. É autora dos livros: Cidades, 1993, pela Companhia das Letras, e Quem Você Pensa Que Ela É?, 1995, pela Editora 34. Em 1999, publica o livro Atletas do Brasil, pela Editora Sextante, no ano seguinte, O Corpo da Cidade, editado Editora BEI e, em 2002, Aeroporto, pela Editora Códex. Em 2003, realiza mostra individual Aeroposto, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e, em 2004, a mostra Tudo É Sofia, na Galeria Baró Cruz, São Paulo. Tem obras em importantes acervos como o do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, São Paulo, Musée de La Photographie de France, entre outros. Seu trabalho fotográfico abrange uma diversidade de temas contemporâneos e sua produção se caracteriza pela utilização de diferentes técnicas e suportes. O vídeo e o cinema de curta metragem tornaram-se linguagens importantes em sua produção recente.
Atualizado em 06/09/2006
Itaú Cultural
|