Artista Carlos Cruz Diez - Cruz-Diez - Cruz Diez
Biografia Carlos Cruz-Diez


(*1923, Caracas, Venezuela - + 2019, França)

Vive e trabalha em Paris

Carlos Cruz-Diez nasceu em Caracas (Venezuela), em 1923. É um dos mais importantes nomes da Arte Cinética da América Latina. Trabalhou com desenho gráfico desde a década de 1950. Em 1956 transferiu-se para a França. Entre 1972 e 1980 lecionou na École Supérieure des Beaux-Arts, em Paris. Foi premiado na França, Argentina e Venezuela, e suas obras estão em diversos acervos, como o do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York; Tate Gallery Milbank, em Londres; Musée National d?Art Moderne Centre Georges Pompidou, em Paris; Neue Pinakotheke, em Munique (Alemanha); Musée d?Art Contemporain de Montréal (Canadá); Musée d?Art Moderne de la Ville de Paris e Palais de l?Unesco, em Paris; Museo de Arte Contemporaneo de Caracas (Venezuela); Musée du Dessin (Berna, Suíça); Cabinet des Estampes, Biblothèque Nationale (Paris); University of Dublin (Irlanda); Casa de las Americas (Havana, Cuba); Museo de la Solidaridad Salvador Allende (Santiago, Chile); Museum of Modern Art (Taiwan); Sonja-Henie Museum of Modern Art (Hovikodden, Noruega); Archer M. Huntington Art Gallery, University of Texas (Austin, EUA); Museum of Modern Art (Sydney, Austrália). No Brasil, obras suas estão no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. O Gabinete de Arte Raquel Arnaud representa Cruz-Diez desde 1983, e organizou em maio de 2007 a exposição ?A Cor no Espaço?, com duas séries inéditas, São Paulo e Brasil.

fonte : Site SP Arte 2010


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CARLOS CRUZ-DIEZ (Caracas, Venezuela, 1923)

Até 1955, sua pintura seguiu uma tendência figurativa, calcada no realismo social. A partir desse momento, interessa-se pela fenomenologia da cor e começa a explorar a tridimensionalidade. Funda, ainda na década de 50, o Estúdio de Artes Visuales. Na década de 60, recebeu o Prêmio de Pintura na X Bienal Internacional de São Paulo (1967). No início dos anos 70, realizou a obra Cromossaturações luminosas na estação Odéon de metrô parisiense. Em 1991, o Centro Cultural Consolidado organizou uma importante retrospectiva dos trabalhos de intervenção realizados em espaços públicos arquitetônicos. Em 1997, foi inaugurado o Museo de la Estampa y del Deseño Carlos Cruz-Diez.
Fonte Cda

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.