Biografia |
Carlo Scarpa (2 de junho, 1906-1978), era um italiano arquiteto , influenciado pelos materiais, paisagem e da história da cultura veneziana, e no Japão. [ 1 ] Scarpa também foi um designer de vidro e móveis de nota.
Scarpa nasceu em Veneza . Grande parte de sua infância foi passada em Vicenza , onde sua família se mudou quando ele tinha 2 anos de idade. Após a morte de sua mãe quando ele tinha 13 anos, ele, seu pai e irmão voltou para Veneza. Carlo frequentou a Academia de Belas Artes onde se concentrou em estudos arquitetônicos. Formada pela Accademia, em Veneza, com o título de Professor de Arquitetura, estagiou com o arquiteto Francesco Rinaldo. Scarpa se casou com a sobrinha de Rinaldo, Onorina Lazzari.
No entanto, Scarpa se recusou a sentar o pro forma exame profissional administrado pelo Governo italiano após a Segunda Guerra Mundial . Como conseqüência, ele não tinha permissão para praticar arquitetura sem associar com um arquiteto. Assim, aqueles que trabalharam com ele, seus clientes, associados, os artesãos, o chamou de "Professor", em vez de "arquitecto".
Sua arquitetura é profundamente sensível às mudanças de tempo, das estações para a história, com raízes em uma imaginação material sensual. Ele era Mario Botta é orientador de tese junto com Giuseppe Mazzariol, este último era o diretor da Fondazione Querini Stampalia quando Scarpa completou a sua renovação e jardim para aquela instituição. Scarpa ensinou desenho e Decoração de Interiores no Istituto Universitario di Architettura di Venezia dos anos 1940 até sua morte. Enquanto a maioria de seu trabalho construído está localizado no Veneto , fez desenhos de paisagens, jardins e edifícios, para outras regiões da Itália, assim como Canadá, Estados Unidos, Arábia Saudita, França e Suíça. Seu nome tem 11 letras e isso é usado repetidamente em sua arquitetura. [ 2 ]
Um de seus últimos projetos, deixada incompleta no momento de sua morte, foi recentemente alterado (Outubro 2006) por seu filho Tobias: o Palazzetto Villa em Monselice . Este trabalho é um dos projetos mais ambiciosos de Scarpa paisagem e do jardim, o Santuário de Brion , não obstante. Ele foi executado por Aldo Businaro, o representante da Cassina, que é responsável pela primeira viagem ao Japão de Scarpa. Aldo Businaro morreu em agosto de 2006, poucos meses antes da conclusão da escada nova no Palazzetto Villa, construído para comemorar centenário de Scarpa.
Em 1978, enquanto em Sendai, Japão , Scarpa morreu depois de cair de um lance de escadas de concreto. Ele sobreviveu por dez dias em um hospital antes de sucumbir aos ferimentos de sua queda. Ele foi enterrado em pé, e envolto em lençóis de linho no estilo de um cavaleiro medieval, em uma privada, nicho semi-oculto no canto dentro de sua forma de L cemitério da família Brion, em San Vito dAltivole no Veneto.
Em 1984, o compositor italiano Luigi Nono dedica-lhe a composição para orquestra de micro-intervalos A Scarpa Carlo, architetto, Ai Suoi infiniti possibilidades .
|