Biografia |
Aparício Antonio Basílio da Silva
(São Paulo, novembro de 1936 - 19 de outubro de 1992)
foi um empresário brasileiro.
Pioneiro no ramo da perfumaria , o estilista e artísta plástico Aparício Basílio da Silva , abriu ao público, as portas de sua boutique, no nº 2223 da glamourosa (à época) Rua Augusta. Lá ele vendia produtos de moda e decoração desenhados por ele próprio. O nome da Loja: Rastro.
Durante anos, Aparício alimentou e desenvolveu a idéia de de lançar uma fragrância de qualidade (a mesma qualidade que seus requintados clientes buscavam nos perfumes importados), mas com algum toque de brasilidade.
Deste desejo e após muito trabalho, em 1965, Aparício lançou a água-de-colonia Rastro.
Este é considerado o primeiro perfume do Brasil. E já nasceu inovador, pois a embalagem era um tubo de ensaio feito à mão e envasados um a um. Inclusive a tampa era de vidro.
Rapidamente a colônia tornou-se objeto do desejo e era procurada por todos. Ainda que produzida em uma fábrica de perfumes criada especialmente para atender a demanda de todo o Brasil, manteve a característica de ser fabricada quase artesanalmente..
Dotado de sensibilidade artística, era colecionador de obras de arte e presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo durante nove anos .
Testemunha e protagonista da ascensão do bairro elitista dos Jardins, foi um dos ícones da sociedade paulistana, e nome freqüente das colunas sociais: o colunista Nirlando Beltrão elegeu-o o homem mais elegante de São Paulo .
Aparício foi vítima de um latrocínio e a morte brutal horrorizou a sociedade paulistana pela extrema violência e covardia. Dentre as várias homengens a ele prestadas estão o "Troféu Aparício Basílio da Silva" e o nome Praça Aparício Basílio, ao local aonde veio a falecer .
O irmão, João Carlos Basílio da Silva, é um empresário do mesmo ramo e presidente da ABIHPEC e do SIPATESP.
Curiosidade: Com a morte de Aparício, a marca passou para as mãos da Dorsay-Monange
|