Ana Braga

Ver todas as obras de Ana Braga

Artista Ana Braga
Biografia Ana Kátia Braga, paulista, iniciou seus estudos de pintura aos quatorze anos em uma escola livre de arte, em Jundiaí, onde teve as primeiras noções sobre técnicas e materiais de pintura a óleo.

A partir de então começou a pintar como hobby, sempre buscando a liberdade de expressão. Principalmente, através das cores. Sem prender-se a nomes ou estilos foi desenvolvendo naturalmente suas técnicas, com pesquisas autodidatas.

Após período em que se dedicou exclusivamente à faculdade (graduação e pós-graduação em Física, Unicamp), voltou, gradativamente, à pintura.

Em 1998 passou a utilizar tinta acrílica o que lhe proporcionou mais possibilidades para o processo criativo, devido à sua praticidade e rapidez de secagem.
Paralelamente ao desenvolvimento artístico, o interesse particular de Ana pela diversidade das religiões, yôga, metafísica, assim como pela filosofia e arte orientais, passou a influenciar suas pinturas. Após um período de estudos sobre estes assuntos, a partir de 2005 a artista passou a pintar mais efetivamente, desenvolvendo técnicas de pintura e definindo, então, naturalmente, o seu estilo.

Outra interferência importante para a artista foi seu interesse nato pelas floras amazônica e tropical do Brasil, que também passou a influenciar suas criações.
A partir de 2006, Ana passou a se dedicar exclusiva e profissionalmente à arte.

Sua pintura faz referência, principalmente, aos estilos "art nouveau" e "art déco", e às obras de Katsushika Hokusai (Japão, 1760 - 1849 ), Utagawa Hiroshige (Japão, 1797- 1858), Odilon Redon (França, 1840 - 1916), Louis Comfort Tiffany (Estados Unidos, 1848 - 1933), Gustav Klimt (Viena, 1862 - 1918 ), e Wolf Kahn (Alemanha, 1927).

Em 2008 iniciou sua série de painéis.
A partir de 2009, por inspiração das obras de Beatriz Milhazes (Brasil, 1960), acrescentou o branco e o preto em suas pinturas e incursionou ao abstrato.
No ano de 2010 seus estudos abrangeram os trabalhos de ilustração e arte digital de artistas como Takashi Murakami (Japão,1963), Aya Kato(Japão, 1982) e outros, que também passaram a ser referência para suas pinturas.

Atualmente, Ana foca sua atenção em arte contemporânea e nas figuras do arquiteto, ambientalista e artista Friedrich Hundertwasser (Áustria, 1928 - 2000).
Desta forma, com a inspiração na natureza e o fascínio pelas cores, Ana Braga alimenta seu processo de criação e desenvolve seu trabalho, com uma produção artística muito ativa.

Suas obras já constam em coleções particulares no Brasil e Nova York, e já começam a ser difundidas na Europa.
Ana Braga reside em uma chácara em Valinhos (SP), onde tem seu ateliê e vive em contato com sua inspiração maior, a natureza.

fonte: http://migre.me/92zIk
Fonte cda

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.