Ver todas as obras de Akinori Nakatani

Artista Akinori Nakatani
Biografia Akinori Nakatani (1943)

Nasceu em Osaka, Japão. Estudou Artes Plásticas em Quioto. Interessado no artesanato popular, mudou-se para o pequeno povoado de Fukuoka. Depois, a convite do Corpo de Voluntários, vai para El Salvador lecionar arte cerâmica no Centro Nacional de Arte.

Viajou por vários países, para conhecer a cultura da América Latina e, em 1974, fixou-se no Brasil, onde tem se especializado na elaboração de esculturas em argila, queimadas a alta temperatura, técnica tradicional que trouxe do Japão. Ensinou sua técnica à esposa, Nary, e aos três filhos, Selene Miha, Yuuki e Higussa, que logo cedo adquiriram o domínio da arte. Hoje, a família possui uma extensa produção. "As peças são, na verdade, obras de arte. Cada um de nós procura colocar sua expressão pessoal no trabalho", diz Selene, que é formada em Educação Artística.

A produção é totalmente artesanal - do preparo do barro à produção do esmalte. Até mesmo os fornos são construídos por Akinori. "Meu pai é um grande construtor de fornos, todos que temos aqui foi ele que fez. Mesmo no Japão, é difícil encontrar artesãos que construam seu próprio forno", diz Selene.

Pouco comum no Brasil, a cerâmica de alta temperatura é feita a 1.280 ºC. Embora a técnica seja originária do Japão, a matéria prima utilizada pela família Nakatani é nacional, o que confere peculiaridade ao trabalho. "Não seguimos a técnica pela cópia - nós a utilizamos para criar peças que são brasileiras. As cores e a própria cerâmica são diferentes das utilizadas no Japão", salienta.
Fonte fmo.org

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.